

Ginastica Laboral
A ginástica laboral tem como objetivo diminuir os impactos negativos do sedentarismo do trabalhador, e aumentar o seu desempenho na empresa. É uma atividade que deve ser acompanhada por um profissional de Educação Física, conforme dizem os projetos de Lei nº 6213/05 e 317/07l, obrigando empresas públicas e privadas a desenvolverem um programa de ginástica laboral. Este profissional tem por objetivo desenvolver seqüências de exercícios de acordo com as necessidades dos empregados de cada empresa, com o objetivo de corrigi a postura dos funcionários em sua posição de atendimento, diminuindo dores e cansaços em regiões onde a tensão muscular fica acumulada pela postura, no uso de acordo com a função executada de cada funcionário. As pessoas podem praticar os exercícios por livre e espontânea vontade, ela é uma alternativa de baixo custo para as empresas e que proporciona uma oportunidade para muitos trabalhadores que levam uma vida sedentária a pratica de atividade física.
Vários estudos evidenciam que as empresas também estão promovendo ações de melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, uma vez que ambos se beneficiam com esta atitude, pois:
A implantação de programas de qualidade de vida traz mudanças na qualificação dos trabalhadores e exigem uma maior participação, envolvimento e identificação com os objetivos da empresa. (OLIVEIRA, 1998).
Partindo deste último princípio, a Techint S.A. mantém um Programa de Ginástica Laboral durante as atividades de construção e montagem do contrato de expansão da REPLAN. Este projeto pretende dar continuidade aos trabalhos preventivos e profiláticos realizados pelo Setor de Serviços de Saúde da empresa.
Conforme já definimos, a Ginástica Laboral ou Ginástica de Pausa (ZILLI, 2002) é então a prática da atividade física regular e orientada durante o horário do expediente onde existe uma pausa para que possam ser realizados exercícios físicos, visando benefícios pessoais do trabalhador e também voltados à produtividade e rendimento.
Tipos de Ginástica Laboral
Existem quatro tipos de Ginástica Laboral: a Preparatória ,Compensatória Relaxamento e Corretiva.
Preparatória:
É realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e isso não descaracteriza como preparatória. Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões. Geralmente tem duração de 5 a 10 minutos.
Compensatória:
É realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.
Relaxamento:
Realizada no final da jornada de trabalho durante 10 ou 12 minutos, tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com conseqüente melhora da função social. São realizadas auto-massagens, exercícios respiratórios, exercícios de alongamento e flexibilidade e meditação.Ginástica laboral de compensação tem o objetivo de evitar vícios posturais e o aparecimento da fadiga, principalmente por posturas extremas, estáticas ou unilaterais. Podem ser realizados movimentos simétricos de alongamento dentro do próprio setor ou ambiente de trabalho entre 5 a 10 minutos.
Corretiva:
A finalidade da Ginástica Laboral Corretiva é estabelecer o antagonismo muscular, utilizando exercícios que visam fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados, destinando-se ao indivíduo portador de deficiência morfológica, não patológica, sendo aplicada a um grupo reduzido de pessoas. Entretanto, a Ginástica Laboral Corretiva visa combater e, principalmente, atenuar as conseqüências decorrentes de aspectos ecológicos ergonômicos inadequados ao ambiente de trabalho.
Elaboração de um programa de Ginástica Laboral
Os programas de Ginástica Laboral são elaborados de acordo com as características e necessidades de cada empresa, destacando-se como fatores determinantes os itens abaixo:
-Perfil da empresa e ramo de atividade.É fundamental, para elaboração inicial do programa, conhecer a cultura da Empresa e a peculiaridade de sua rotina diária.
-Inserções adaptadas aos horários/turnos da Empresa
-Áreas de risco
-Os Profissionais de Educação Física devem conhecer previamente os setores da empresa, preparando-se adequadamente para respeitar suas normas de segurança, assim como os riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) que podem estar relacionados a suas atividades.
-Causas de afastamento
-O Profissional de Educação Física deve planejar parte do programa de Ginástica Laboral a partir de uma análise das atividades desenvolvidas em cada setor da empresa, e de acordo com as principais causas de afastamentos, queixas mais freqüentes ou outro objetivo relacionado à qualidade de vida, pois algumas empresas implantam o programa dentro de um conjunto de ações motivacionais e não especificamente relacionado à prevenção
Benefícios para o Funcionário
Apática de Ginástica Laboral combate e previne as L.E.R./D.O.R.T Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade.Também melhora a flexibilidade, força,coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura.Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da Ginástica Laboral é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe,desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.
De acordo com estudo apresentado a Ginástica Laboral tem objetivo de previr doenças e ajudar no empenho profissionais é trazendo benefícios a saúde dos trabalhadores.E desse modo torna essa atividade uma ferramenta eficaz tanto para os trabalhadores e quando para as empresas,pois vai diminuir casos de doenças mais e graves e vai ter um grande aumento no desempenho dos seus funcionários.