top of page

Como lidar com situações de emergência -  Enchentes

Este treinamento tem como principal objetivo abordar sobre o assunto e dar dicas de como lidar em situações de emergência como enchentes dentro e fora do veículo de ônibus. O treinamento tem enfoque na área de motoristas de transportes públicos que é o tema correspondente ao Projeto Inovação intitulado “Ergonomia em Serviços Especializados de Segurança em transportes públicos visando a rotina do motorista de ônibus”.

 

Diferença entre emergência e urgência

 

Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.

No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.

Como proceder em caso de enchentes

 

Enchentes na rua

 

-Evite, ao máximo, estar em áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta podem causar acidentes graves. Se não houver alternativa, sigas as orientações;

-Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água. Use calçados ou improvise, com sacos plásticos, proteção para as pernas;

-Ande junto a muros e paredes, preferencialmente seguro por cordas ou sendo auxiliado por outras pessoas. A força das águas em locais inclinados é incontrolável;

-As águas de enchentes são pesadas e violentas e oferecem grande risco de contaminação. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias ou brincadeiras;

-Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu;

-Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes;

-Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

-Não se abrigue debaixo de árvores isoladas;

-Não tome água ou coma alimentos que estavam em contato com as águas da inundação;

 

Enchentes dentro de carros

 

-Ao primeiro sinal de chuva forte, evite sair de casa. Não corra riscos desnecessários. No entanto, se já estiver no trânsito, fique atento;

-Aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;

-Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;

-Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;

-Não pare o carro próximo a árvores ou postes;

-Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira. Em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga;

-Aguarde que o carro que esteja a sua frente transponha a área alagada para, em seguida, proceder a sua travessia;

-Não fique próximo a caminhões ou ônibus. Veículos de grande porte provocam marolas que podem alagar o seu carro e fazer com que perca o controle da direção;

-Se o nível da água atingir o batente inferior da porta é hora de abandonar o veículo. Com água acima das rodas, o carro começa a boiar e fica sem controle. Se alcançar as janelas, ocorre o bloqueio das portas, impedindo a saída e, pior, dificultando o resgate;

 

Após as enchentes

 

Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos água e lama;

Só retorne a casa durante o dia;

Use botas e luvas para evitar o contato com a água e a lama;

Para descontaminar os locais e caixa de água, utilize uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;

Jamais reaproveite a água da enchente;

Enquanto não for liberado o consumo da água da rede pública, beba somente água engarrafada, fervida ou clorada. Um minuto em fervura mata a maioria dos microorganismos;

Para evitar incêndios, choques elétricos ou explosões, desligue a energia elétrica e desconecte as tubulações de gás;

Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá uma nova enchente.

 

Cuidados Gerais

 

-Procure dar apoio às crianças, aos idosos e aos deficientes.

-Esteja atento e siga as indicações da Proteção Civil.

-Esteja pronto para ser retirado da sua casa.

-Desligue a eletricidade e corte a água e o gás.

-Não utilize o telefone, exceto em caso de emergência. Evite sobrecarregar as linhas telefónicas.

-Não caminhe descalço e evite visitar os locais mais atingidos pelas cheias.

-Não utilize o seu carro. Pode ser arrastado para fora da estrada.

-Evite andar em zonas cobertas pela água. No caso de não ter alternativa, caminhe com auxílio de um chapéu-de-chuva ou bengala.

-Não entre nas zonas de enchente. Pode ser arrastado pela corrente ou dar-se um aumento repentino do nível da água.

-Beba apenas água engarrafada. Não beba água das cheias e evite beber água da torneira.

-Não coma qualquer alimento que tenha estado em contato com a água das cheias.

-Para pedir ajuda, utilize um pano com cores vivas, uma lanterna a pilhas ou objetos que possam ser vistos à distância.

 

Passos de como lidar em situações de emergência

 

1) Respire fundo. Seu cérebro não consegue funcionar adequadamente sem oxigênio. Respire longa e profundamente. Se você começar a ofegar, irá aumentar os níveis de adrenalina. Continue a respirar fundo, até que você sinta que pode lidar com a situação. Se você não acha que consegue fazer o que precisa ser feito, respirar por um minuto pode ajudar muito. Se você não conseguir convencer a si mesmo de que pode lidar com a situação, não há nem porque tentar, pois provavelmente você irá fazer algo errado. Quando conseguir se controlar, ligue para um número de emergência. Não passe de um minuto tentando se acalmar, pois uma demora muito grande pode agravar enormemente a situação. Nestes casos, ou você consegue se acalmar ou não consegue, não há meio termo. Escolha com cuidado.

 

2) Descubra o que precisa ser feito e faça. Certifique-se de agir corretamente e em um bom tempo. Pense nas consequências de cada escolha que você fizer. Não aja em uma velocidade que o impeça de manter a calma. A pressa pode levar a decisões sem sentido, o que só trará mais perda de tempo. Antes de fazer qualquer coisa, certifique-se de que valha a pena. Uma vez que você consiga começar, continue.

 

3) Ligue para o número de emergência local. Se você escolheu ajudar a conter a situação, independente do quão capaz você se ache, ligue para a emergência. Se você estiver com outras pessoas no local, peça para alguém fazer a ligação. Fale para uma pessoa em específico, de preferência a primeira que você ver. Se você gritar com uma pessoa, ela irá atender. Se você gritar para todo mundo, todos irão assumir que outra pessoa irá fazê-lo.

 

4) Siga todas as instruções e não desligue o telefone. Ajude os feridos, e imagine do que você precisaria se estivesse na situação deles. Se houverem muitas pessoas feridas, ajude primeiro o que estiver pior. Se você precisa de água ou panos, peça a um espectador para ir buscar. Não deixe um ferido sozinho, a menos que seja absolutamente necessário.

 

5) Relaxe. Espere os especialistas chegarem. Basicamente, não há nada que você possa fazer depois de ter feito sua escolha e ligado para a emergência. Não fique completamente paralisado, tão pouco entre em pânico. Respire fundo e lembre-se constantemente de que você fez tudo o que podia ser feito. Não sinta que você precisa tomar as decisões certas, pois os especialistas saberão exatamente o que fazer quando chegarem.

 

Dicas de como lidar em situações de emergência

 

-Mantenha a calma.

-Continue enviando oxigênio para seu cérebro. Isso o ajudará a pensar claramente e se acalmar.

-Compreenda que, a menos que você seja um profissional treinado, a situação sempre parecerá pior do que é, especialmente se houver sangramento e ossos quebrados envolvidos. Embora seja sempre importante suspeitar de que algo grave está acontecendo, procure se lembrar de que geralmente a situação é melhor do que aparenta.

-Prepare-se. Se você não tiver a menor noção do que fazer, nenhum dos passos acima será de alguma utilidade. Não há nenhuma desculpa que justifique não se submeter a um treinamento de primeiros socorros. Isso pode significar a diferença entre a vida e a morte para você, um ente querido ou mesmo para um completo estranho.

 

Avisos importantes

 

-Se você não conseguir se acalmar, não faça nada além de ligar para os especialistas. Você pode facilmente cometer um erro.

-Não importa o quão horrenda a situação pareça, não ajude outras pessoas à custa de sua própria segurança/vida. Mesmo profissionais treinados raramente irão enfrentar uma situação que não seja segura para eles. Você é inútil, caso se machuque. Se houver algum risco, fique longe.

-Nunca desperdice tempo em situações de emergência.

Por meio do conteúdo explorado neste treinamento foi possível entender a importância de saber a diferença entre emergência e urgência para poder lidar com tais situações e tivemos dicas de como lidar em caso de enchentes dentro e fora do ônibus.

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • unnamed
bottom of page