top of page

Como Lidar com Passageiros

Este treinamento tem como objetivo de “Como Lidar com Passageiros” trazendo consigo varias formas de evitar constrangimento entre os passageiros, motoristas e cobradores.

É importante que os motoristas de ônibus saibam lidar com vários tipos de pessoas ao decorrer do seu trabalho para não causar grandes tumultos entre passageiros e cobradores por uma forma que tranquilize a todos.

Este treinamento tem mérito para ajudar os motoristas e os cobradores ter uma comunicação com os passageiros, pois lidando com passageiros difíceis mostrara para todos o que valeu a pena ser feito.

 

 

Treinamento: “Como Lidar com Passageiros”

Uma das coisas que mais incomoda uma pessoa depois de um grande dia de trabalho exaustivo em um transporte coletivo, são aquelas pessoas que tiram o dia para te atormentar, ou seja, os passageiros. Ser motorista profissional tornou-se uma nova opção de trabalho para quem antes exercia outras tarefas, ainda mais em tempos de crise. Como todo bônus tem seu ônus, nem todos que embarcam nessa nova empreitada sabem dos apuros que este trabalho pode oferecer.

Hoje vamos falar dos tipos de passageiros. Você que mora na capital ou em uma cidade bem movimentada já deve estar acostumado ao transporte coletivo. O que não dá para aturar são essas pessoas completamente sem noção.

 

Tipos de Passageiros

Sabendo desses desafios, vou listar algumas situações bastante corriqueiras que os amigos motoristas podem enfrentar durante o transporte de passageiros complicados, e qual a minha recomendação para lidar com tais situações:

 

O Fedido

O Passageiro fedido é figurinha carimbada. Ele entra no ônibus e faz todo mundo passar mal com seu fedor, principalmente o azarado que ele escolhe para sentar ao lado.

 

Como lidar:

-Tenha a melhor atitude possível com a pessoa;

-Conversando com o passageiro para ele saber como e importante se higienizar;

 

Os reclamões

Os reclamões, são pessoas com uma voz enjoada, que fica reclamando de tudo durante a viagem.

 

Como lidar:

-Ouça por necessidade

Algumas pessoas se transformam em queixosos crônicos porque sentem que não estão sendo ouvidas. Eles repetem o comentário negativo até que alguém valide o que eles têm a dizer, explica a coaching Erica Latrice. “Reclamões podem querer que você pare de tentar dissuadi-los de sua desgraça e os deixem se queixar. Se você estiver em um ambiente com muitos assim por perto, é só usar a frase: ‘Se eu fosse você, eu me sentiria da mesma forma’, ela sugere. Isso lhes permite sentir-se ouvido e pode cortar a necessidade de repetir uma mensagem negativa.

 

-Reformular a situação

Às vezes, as pessoas negativas só precisam de um pouco de perspectiva. Tente ajudá-los a reformular a situação. Você pode oferecer uma perspectiva diferente sobre a situação ou ação que está sendo criticada. Por exemplo, se um colega de trabalho está criticando a política da empresa, você pode oferecer uma visão sobre por que a política foi instituída em primeiro lugar e o bem que ela faz. Quando você diz, ‘Vamos pensar sobre isso de uma maneira diferente’ você pode mudar a natureza do diálogo.

 

-Alterar a resposta

Reclamões sugam energia. Muitas vezes, a conversa negativa coloca a culpa em outros e aumenta a autoestima de quem fala, diz David M. Long, professor assistente de comportamento organizacional na Faculdade de William & Mary. Então, como em outros estilos de comunicação, aceite que esta é a forma como o indivíduo se comunica e não leve para o pessoal. Uma coisa que você não quer fazer é incentivar a pessoa a fingir ser mais positiva.

 

-Busque soluções

Às vezes, o reclamante realmente tem sugestões para tornar a situação melhor, diz Latrice. Faça perguntas como: “Como você resolveria isto” ou “O que você faria diferente?” Se a pessoa fala sério sobre a mudança, eles podem dar algumas boas idéias, diz ela.

 

-Conversar sinceramente

Se outras táticas não funcionaram, às vezes você só precisa chamar de canto e conversar sinceramente. Ao notar que o colega de trabalho tende a ter uma visão negativa, você pode oferecer conselhos e mostrar como ele está se comportando, pois ele mesmo pode não perceber que adquiriu esse péssimo hábito. Latrice sugere destacar seus próprios sentimentos em vez de acusar. Usar o humor também pode ser uma forma eficaz de neutralizar um confronto.

 

-Redirecionar a conversa

Quando alguém é reclamão crônico que não quer soluções ou reconhecimento, ainda há esperança. A tática ensinada a executivos e políticos por décadas é chamada de a ponte. Trata-se basicamente de mudar de assunto sutilmente, reconhecendo o que foi dito, em seguida, passando para outro tópico.

 

A turma do fundão (conhecidos como o Dj ou Funkeiro)

A turma do fundão não pode faltar, são eles que animam os demais passageiros, o problema é que não tem a tecla stop ou mute para quem não curte.

 

Como lidar:

-Peça que desligue o som;

-Se não desligar os passageiros e o motorista tem direito de denunciar a pessoa;

-Existe uma Lei Municipal nº 5.888/2011 proibindo o uso de aparelhos sonoros que reproduzam som em módulo alto-falante citado em uma placa dentro do coletivo.

 

O Falta Muito (falador)

Um dos passageiros mais chato é aquele que fica enchendo o saco do cobrador perguntando se “falta muito” para chegar ao seu destino e, o pior é que esse passageiro é sempre o último a descer.

Como lidar:

-Compreenda o falatório desse passageiro, pois isto te deixara mais tolerante e menos irritado.

-Encontra uma forma educada de dizer que precisa fazer algo, sem se sentir culpado;

-Responda coisas básicas não prolongando com perguntas;

-Ser a situação for insustentável, simplesmente afaste-se do tagarela, se ele perguntar o sei distanciamento, entenda que ele estará aberto e aproveite para expor sua percepção de maneira educada;

-Caso você queira lidar com pessoas de diferentes tipos existe um treinamento chamado “Método LOTUS” que permita ser mais flexível;

Os espaçosos

E aquela pessoa espaçosa cheia de sacolas que sai empurrando todo mundo, ou seja, são aqueles que invadem seu espaço alheio;

Como lidar:

-Peça para pessoa educadamente licença para arredar um pouco para sentar ou quando estiver em pé.

 

O corredor

O corredor não e nada mais que aquela pessoa que sai correndo atrás do ônibus para que o motorista pare.

 

Como lidar:

-Seja educado e grita o motorista pedindo para parar o ônibus quando você ver alguém correndo atrás dele;

 

Sarrador (Abusado ou Tarado)

São aqueles passageiros que ultrapassa os limites, que fica se esfregando atrás de uma mulher ou homem ou passando a mão.

 

Como lidar:

-Fala com atitude e firmeza para pessoa parar de encoxar

-Se a pessoa não parar Denuncia a Policia;

 

Os Ignorados

São aqueles passageiros que e desprezado e esquecido.

 

Como lidar:

-Seja gentil

-Conversar com a pessoa

 

Os Enrolados

São aqueles que para o ônibus para perguntar algo e fica muito tempo enrolando na conversa com o cobrador enquanto tem uma fila enorme atrás dele, ou seja os que não decide logo.

 

Como lidar:

-Tenha compaixão e paciência com a pessoa;

-Cobre com educação e insistência

 

Os Atrapalhados

Nada mais é como um trapalhão, embaraçado.

 

Como lidar:

-Fala com a pessoa para ter calma, e para tomar cuidado;

-Se a pessoa estiver com muito peso carregando ajude-a segurando para que possa rolar a roleta;

 

Os Egoístas

São pessoas que costumam falar muito sobre si, suas atividades, sua profissão, suas viagens, suas descobertas e o que chama a atenção é a intensidade que esta pessoa demonstra com o seu eu.

 

Como lidar:

-Conversa com a pessoa é sempre um bom caminho;

 

Carente

Aqueles passageiros que querem carinho, que de atenção na hora de conversar.

 

Como lidar:

-Aprendendo dizer não

-Seja honesto, simpático.

 

O bêbado

São aqueles que bebem todas e vai embora de ônibus e fica atormentando os passageiros.

 

Como lidar:

-Peça para ele sentar;

-Ofereça Água;

-Evitem enraivecer o bêbado;

 

Os Irritantes

São aqueles que são capazes de irritar qualquer um, podendo ser considerado também o “Falador”.

 

Como lidar:

-Administra seus sentimentos para que você não aja de maneira explosiva desrespeitando o outro passageiro.

-Converse apenas quando estiver calmo;

-Mostre-se imparcial para qualquer comportamento ou palavra que ele expressar

-Identifique o que incomoda;

 

Os Arrogantes

E o tipo de passageiro que faz muitas objeções. Dá a impressão de que quer prejudicar o qualquer um que passa ao seu lado (e às vezes quer);

 

Como lidar:

-Antes de dizer suas ideias, escute com atenção tudo o que o dono da verdade tem a dizer. Ele precisa sentir que as suas ideias foram ouvidas.

-Faça perguntas esclarecedoras para entender realmente o que ele está dizendo e busque tire suas dúvidas.

-Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados e informações convincentes.

 

Os Autoritários

São aqueles passageiros que usa o poder como argumento;

 

Como lidar:

-Com os impositivos, você deve ser assertivo: dizer claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado.

 

Bonzinho e Ingênuo

São aqueles que cede em prol dos interesses do colega, buscando aprovação

 

Como lidar:

-Estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que eles se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho.

Dicas Importantes

-Seja assertivo. Diga o que pensa, sente e precisa, sem rodeios ou constrangimento. Fale com firmeza e autoconfiança, mas sem usar palavras e gestos agressivos. Mantenha sempre o respeito e a educação;

-Esteja sempre embasado em fatos e dados para vender suas ideias, administrar conflitos e dar e receber retorno sobre os resultados. Diga ao colega somente aquilo que agregue algo e que traga benefícios ao relacionamento;

-Coloque-se no lugar do outro, buscando compreender o que o leva a adotar esse comportamento difícil. Entender como o outro funciona ajuda-o a melhorar sua argumentação e tornar seu posicionamento mais seguro e autoconfiante;

-Mostre envolvimento com os passageiros e o quanto você o respeita em suas competências. Reconheça os pontos fortes dele, faça elogios sinceros às suas boas realizações, mas sem exageros. Isso ajuda a quebrar a arrogância, a agressividade, a timidez e a insegurança do outro.

Métodos LOTUS

O Treinamento Método LOTUS Inteligência Emocional é uma experiência intensa e transformadora desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional que, em 3 dias de imersão, o conduzirá a uma reflexão profunda sobre o comportamento humano e como somente VOCÊ poderá alterá-lo.

Promove a consciência de “Programas Emocionais” que disparam sentimentos e comportamentos indesejados, e principalmente, o conhecimento de como podemos reprogramá-los para gerar mudanças efetivas e espontâneas em nossas vidas pessoais e profissionais.

Através de todo o conteúdo que foi passado no treinamento podemos ter mais conhecimentos de cada tipo de pessoa que foi citada de como lidar, e objetivamos um boa visão de como são as pessoas no dia-a-dia.

Boa parte do que acontecem com todos os passageiros vem de si mesmo depois de um grande dia de trabalho pesado, todos os motoristas devem fazer treinamentos para visar de como lidar com vários tipos de passageiros diante a sua jornada de trabalho.

Sempre manter a relação entre todos com boa aparência para que nada saia de errado no que foi atribuído no treinamento.

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • unnamed
bottom of page